Monday, March 2, 2009

A feminista e a feminina


Lá vão elas: trá lá lá, tri ti ti, trá lá lá, tri ti ti. Vão formosas. Vão cheirosas. Mas vão seguras? Equilibram-se em saltos altos. Usam maquilhagem. Põem decotes e mini-saias e a cintura à mostra. Embrulham-se em trapos de inúmeros formatos, padrões, texturas e cores. Deixam as unhas compridas (naturais, de porcelana ou gel). Saiem à noite. Fazem directas. Bebem shots. Têm aventuras sexuais. Insuflam-se com silicone e fazem plásticas. São loiras, multicolores e colocam extensões no cabelo. E dizem-se femininas. Feministas é que não. Femininas sim, feministas não. Porquê?

Que representações mentais passam por aquelas cabecinhas tão arranjadinhas, cuidadas com tanto esmero e tempo investido?

Provavelmente ainda povoam nas suas mentes o imaginário dos anos setenta e dos estereotipos então associados e que perduram no tempo por serem desacreditados pelas estruturas de poder: que as feministas são umas raivosas que queimaram os soutiãs na fogueira… (nada comparado aos tempos do inquisidor-mor Torquemada, embora a fogueira seja o elo comum …), que têm aparência descuidada, masculina até (buço e pêlos nas pernas), são histéricas (como se não houvesse homens histéricos), não gostam de homens (é mentira, sim senhor!) e são umas mal-amadas (há alguém que se sinta absolutamente bem-amado?).

Ora bem. Conhecem alguma reivindicação que não seja feita com alguns excessos? Alguém dá algo de livre vontade? Entre pais e filhos como é? Como foram as lutas pelo direito à auto-determinação das então colónias? E a luta dos movimentos abolocionistas da escravatura? E os direitos dos negros na América, simbolizados por Rosa Parks (recusou ceder o seu lugar num autocarro a uma pessoa branca, como era suposto ter feito)? Hã?

Tá bem. Os homens sentiram-se ameaçados e temeram ser descartados. É mais do que um justo receio. Um homem sem mulher? Nã! Não pode ser. Uma mulher tem de ter rédea curta se não sabe-se lá o que pode acontecer… E um homem? É aí que está o busílis da questão. Os homens querem dois pesos e duas medidas: uma para eles e outra para elas. Está certo? Nã!

Ser feminista é querer ter direitos iguais e deveres iguais para homens e mulheres. Não somos todos pessoas? É querer ter a paridade em tudo: na economia, na política, no poder militar, na comunicação social, em casa, etc.

Temos dúvidas de que ainda falta fazer muito? Basta vermos as fotos do corredores do poder: das assembleias, das cimeiras internacionais, etc. etc. Afinal se a igualdade se fizesse por decreto legislativo já este seria o melhor dos mundos. O paraíso, até.

E então? Porque contentar-se com pouco se podemos ter mais? Quem pensa pouco tem pouco, quem pensa em grande tem grande. Cá por mim quero tudo: ser feminina e feminista. E sou. Tudo isso.

Feliz dia da mulher. Vamos estrear algo? Elas: porque sim. Eles: porque não? trá lá lá, tri ti ti, trá lá lá, tri ti ti. Vão formosas e vão seguras!

No comments: