Friday, March 6, 2009

Arafat revisitado

Vem aí o Dia do Consumidor e o que é que o Arafat, que está bem morto e enterrado, tem a ver com o assunto?

Ora Arafat tem tudo a ver e, o pior, é que as pessoas nem sabem disso. Nem ele, obviamente. E a prova é tão evidente, ora se é, que até é carregada ao pescoço, como se isso fosse uma cruz da vida. É a cruz da condição humana, neste caso de rendição à sociedade de consumo. Então vejamos:

Qual é a coisa, qual é ela, que sem ser amarela, pode também sê-lo?

Qual é a coisa, qual é ela, que preto tinha concerteza, e franjinhas de certeza?

O que é? O que é?

Tãtãtãtã!!!

Palpites ???

É o lenço. O lenço árabe, o keffiyeh, que Arafat popularizou como símbolo revolucionário e da resistência da causa palestina, agora descontextualizado e transformado em objecto de moda. É isso a sociedade de consumo: a sua capacidade de pegar em qualquer peça, de inspiração multi-étnica, ou outra, e elegê-la em objecto de moda sem que as pessoas que a usam saibam aquilo que está por detrás da coisa.
Interessa o uso, mecânico, repetitivo e exaustivo. A consciência não.
Para que é que serve, perguntarão alguns? De facto, não serve para grande coisa. Também se vive sem grandes consciências, né? Os básicos bem o provam e, certamente, não estão incomodados com o assunto. Usam e deitam fora. A sociedade de consumo agradece.
Mas para quem quer mais, mais da vida, mais de si, mais de tudo, a consciência interessa. E muito. É por isso que eu escrevo, além do prazer da própria escrita em si:
para aumentar a minha auto-consciência do mundo de que faço parte.
É este o meu desafio ... fazer a viagem da vida o mais acordada possível.
Tãtãtãtã!


1 comment:

José Leite said...

Excelente este libelo acusatório a um consumismo doentio, que visa o lucro, escravo do mercado (até o mercado das doutrinas e dos modismos) e capaz de engrossar um caudal de idiotas úteis...

Existe na política, na religião, no desporto, enfim terrenos onde há exploração de fé seja ela qual for...

Parabéns pelo ensaio sobre esta cegueira!...