Tuesday, December 16, 2008

Eu hei-de Amá-lia sempre... (2)

Amália trauteou para mim. Em exclusivo. A prova encontrar-se-á algures, numa cassete "perdida" na minha casa e que os arqueólogos do futuro certamente encontrarão quando saltearem alguma arca perdida nos escombros da "minha alegre casinha".
A diva cantou para mim e para o meu colega e amigo que me acompanhava na altura: Alberto Matias.
Why?
Amália era simples, como o sabem as grandes personagens que reconhecem que a simplicidade dá muito trabalho... Ela gostava de estar sempre acompanhada, conforme confessou. Caso contrário, sentir-se-ia como um cãozinho solitário a correr à volta de uma árvore atrás do seu rabinho. A metáfora é dela.
Que faziam os dois entes na casa de Amália? Ansiavam por "material". Material para a disciplina de História Contemporânea de Portugal. E é aí que entra o César. "A César o que é de César", mesmo que de Oliveira se tratasse ... César de Oliveira era o docente da cadeira de 4º ano da licenciatura de Sociologia do ISCTE e Amália fazia parte de um conjunto de depoimentos que nos prestáramos a recolher para o tema "O impacto dos refugiados e o quotidiano de Lisboa no Portugal neutral".
Os outros depoimentos eram: de Josefina Silva – a actriz, de Ruth Arons (uma refugiada de guerra, alemã, mãe do ex-deputado à Assembleia da República Arons de Carvalho) e de Vítor Pavão dos Santos (autor da obra Amália. Uma biografia – 1987 e um dos mentores do Museu do traje e da moda, em Lisboa) e a sua recolha também foi dividida por outros dois membros do grupo: a Rubina Leal e a Leonor Vala.
Portugal o centro do mundo?
Entre outros aspectos queríamos saber quais as alterações sofridas no Portugal neutral: o quotidiano lisboeta foi sujeito a impactos vários, convergindo em Lisboa o velho e o novo, proporcionado pelos refugiados de guerra e pela escala obrigatória das viagens, que traziam vedetas que em muito contribuíram para um Portugal boémio. E tudo isto no tempo da velha senhora. É incrível, não é?


E então? Estão a gostar do filme?
A protagonista de Amália tem semelhanças incríveis com a dita. Verdade ou mentira?

(to be continued)

No comments: