Saturday, November 13, 2010

O direito ao sangue ou a mãe de todas as guerras

"A essência da guerra é de natureza política", afirmou ontem Viriato Soromenho Matos, na III Conferência Internacional do Funchal, subordinada ao tema Merecer o futuro - entre o conflito e a partilha, raízes da guerra, sementes da paz", que contou também com as presenças do general Loureiro dos Santos, Alexander Carius e Korinna Horta.

Soromenho, que tem um largo currículo em temas de filosofia, estudos político-estratégicos e ambientais, seguia o pensamento de Carl von Clausewitz para pensar a cultura da guerra, desde as guerras ideológicas às decisões pelas armas. A sua conferência intitulava-se: "Conflitos pela paz: será possível uma cultura global de cooperação compulsiva?"

Às tantas disse:" A guerra é um fenómeno que desafia a nossa compreensão" e é aqui que quero precisamente reflectir. Para além de todas as razões da guerra, umas mais racionais do que outros, introduzo a explicação de Elisabeth Badinter, filósofa francesa contemporânea.

Segundo Badinter a essência da guerra tem por natureza a guerra dos sexos, ou seja, a guerra e o sangue que nela é derramado está para os homens (sentido literal do termo), assim como o sangue menstrual e do parto está para as mulheres.

Assim, por uma espécie de mimetismo, digamos, os homens criaram o seu próprio sangue: o direito ao seu próprio sangue através da guerra. Trata-se, quanto a mim, de uma visão antroplógica, sociológica e filosófica, que radica no mais fundo das profundezas humanas, desde que o ser humano começou a ter consciência de si próprio e das sua relações com o outro sexo.

É lindo, não é? A partir daí, o sangue foi usado como desculpa pelos homens para afastar as mulheres de ínumeras prestações sociais alegando que estavam impuras, etc. etc.

Enfim, estamos em presença de uma explicação que é, nem mais nem menos, aquela que explica a mãe de todas as guerras...

Obrigada Elisabeth! Obrigado Soromenho por me permitir fazer esta ponte! Obrigado Câmara Municipal do Funchal por possibilitar estes dois dias de reflexão conjunta com convidados de luxo!


No comments: