Friday, November 6, 2009

A face desoculta


Toda a gente sabe: Armando Vara e várias outras "personalidades" do nosso rectângulo usavam e abusavam dos lugares ocupados para fazerem troca de favores entre si e assim comerem todos do mesmo panelão. Tudo bem para eles. São conhecidos entre si. Todos amigos de gravata e bons carros e unidos ainda mais agora pela jura de que não fizeram nada de mal, pois são castos e inocentes numa tramóia urdida contra as suas almas.

O problema é que à conta disso os interessas colectivos estavam viciados: informação privilegiada circulava entre si pervertendo a essência da democracia, a da transparência das regras e a da igualdade de partida na disputa dos concursos públicos, além da obrigatoriedade no pagamento de impostos para que possa ser possível, em consequência, políticas redistributivas.

O sucateiro Manuel Godinho é como o famoso traficante de droga, Pablo Escobar (falecido nos anos 90), ou como o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, cuja comunidade envolvente, ao sentir que beneficia com os indivíduos - têm obra feita e ajudam a comunidade com bens necessários ao povão porque os ditos precisam de lavar dinheiro sujo - aplaude-os, elege-os e esconde-os, se for preciso, porque uma mão lava a outra.

Perante isto é mais do que claro que "algo está podre" e não é no reino da Dinamarca, como diria Shakespeare.


No comments: