Sunday, November 9, 2008

Mundo encerra para balanço

Filme em ante-estreia - Funchal, 08/11/08

Blindness, ou Ensaio sobre a cegueira, é o novo filme de Fernando Meirelles que adoptou a obra homónima de José Saramago.

De que trata a dita?

Para mim a obra é uma grande metáfora do estado do mundo actual, um mundo desolador que não tem ponta por onde pegar. Então, para que o mundo melhore, deve encerrar para balanço porque só assim é possível começar de novo. Foi isso o que aconteceu durante o filme, quando uma cegueira branca atingiu uma cidade, provocando-lhe o caos.

Como em todo o caos as questões prioritárias que afectam as pessoas e pelas quais elas mais se guerreiam são: comida e sexo. Os humanos querem comida e sexo porque isso faz parte do pacote básico de sobrevivência da espécie e ali não é excepção.

Em certo sentido Blindness faz lembrar o que aconteceu quando o furacão Katrina atingiu Nova Orleães, em 2005, e quando o cataclismo se instalou através de pilhagens, violações, e outras formas de crime, etc. De tal modo a catástrofe se evidenciou que até a polícia fugiu e abandonou os seus postos porque ou era ela que ganhava (os bons), ou eram os bandos de criminosos. Ganharam estes, pelo menos durante bastante tempo… até que a América acordasse do choque e fosse capaz de socorrer os seus cidadãos numa operação que durou mais tempo do que quando os grandes E:U:A decidem intevir fora de casa. É obra!

Em Blindness a esperança voltou quando os humanos começaram progressivamente a recuperar da cegueira que os atingira. Talvez o susto tenha feito os humanos aprenderem alguma lição de vida. Quantas vezes só o fazem quando se sentem com as calças na mão?

Até breve

Zina Abreu

1 comment:

Eagle84 said...

Estou de regresso ao Continente. Infelizmente não pude ir ver a ante-estreia do filme.

Não li o post pois quero ver primeiro o filme. Cá voltarei para ler este e, espero, muitos mais posts em 2008.

Bjinhos.

Sérgio