Wednesday, February 18, 2009

Choques em cadeia

Pode. Mas não deve. Fazer amor com quem gosta. Porquê? As convenções sociais estão primeiro e diferem manifestamente para as mulheres e para os homens.

Resultado? Aquilo que parecia ser um sonho, aos dezoito anos, provoca um sucedâneo de choques. Era assim na Inglaterra de 1774, o ano em que começa a acção do filme A Duquesa, protagonizado por Keira Knightley, ela própria a Duquesa de Devonshire, Georgiana Cavendish, ou simplesmente G, em filme de Saul Dibb.

1º choque: o riquíssimo Duque, Ralph Fiennes, assume o código aristocrático do casamento: depois do dever cumprido, à espera de um herdeiro macho (motivo do “esforço” para legitimar um herdeiro), ele autoriza-se a divertir-se com as serviçais, que estão na residência para todo o serviço.

2º choque: chega à residência uma criança com mais ou menos dois anos e o Duque anuncia que ficará a viver com eles considerando que a mãe morreu . G intui que é filha dele. Ele admite.

3º choque: o Duque parece entender-se melhor com os cães, de raça, claro, do que com as pessoas em geral e a esposa em particular.

4º choque: os duques geram duas filhas e a culpada é G, porque está em causa a linha sucessória assegurada por um varão .

5º choque: o Duque de Devonshire torna-se amante da única amiga da sua esposa.

6º choque: blá blá blá blá blá.

7º choque: etc. e tal.

A quantos choques pode uma pessoas resistir?

Ora Georgiana é bela, inteligente, popular e admirada nos meios sociais ingleses. Envolve-se na vida pública, numa altura em que o exercício político do voto era interdito às mulheres, e faz campanha por um partido político. Um jovem político, futuro primeiro-ministro, entra em cena e os sentimentos eclodem.
Sincera, a Duquesa avisa o marido sobre os seus afectos e intenções. Afinal, toda a gente tem amantes e Bess, a amiga-amante é imposta lá em casa... Em resposta o Duque viola G: ela tem de lhe dar primeiro um herdeiro antes de fazer o que quiser com a sua vida. Efectivamente daí resulta um filho varão, o que provoca, circunstancialmente, o afastamento de G do apaixonado, cujo amor ainda não tinha sido consumado.

Contudo, o último acto ainda vem longe e o drama continua. Como acaba?
De acordo com as convenções sociais uma mulher deve sorrir. Sorrir sempre, mesmo que tenha o coração despedaçado e que a vida tenha andado em círculo assegurando assim a reprodução das ditas convenções… E Georgiana ainda conseguiu sorrir… Para que tudo fique bem. Para os outros…

Quantos sorrisos escondem almas partidas?

5 comments:

Carlos Medina Ribeiro said...

"Heresias",

Como deixou passar o prazo de 48h para reclamar o prémio que ganhou no passatempo «Acontece...», do 'Sorumbático', o livro vai ser sorteado ainda hoje.

Heresias said...

Infelizmente tive um problema com a Banda Larga (substituiram-me o cartão, depois de mutas canseiras... ) e só agora entro. Lamento não ter ido a tempo de receber o meu prémio. Logo eu que nunca ganho nada...
Paciência.
Saudações

Luís Bonito said...

Heresias:
Na impossibilidade de encontrar outra forma (ou email, talvez por inoperância da minha parte) de comunicar consigo, vou recorrer a este meio.
Quero agradecer-lhe as simpáticas palavras e o comentário deixado no meu blogue. Apareça sempre.
E já agora parabéns também pelo seu blogue, que passarei a visitar, prometo.

Unknown said...

LISBOA = PORTUGAL

Olá Heresias

Muito obrigado pela tua visita e pelo teu cumentário, com o, a propósito do tiro no meu neto Rodrigo. A isso chamo solidariedade, que antecede um valor que muito prezo: a Amizade.

Por isso, aqui aterrei – e gostei. Bom blogue, sim senhores, o teu. Interessante, bem arrumado, bem escrito.

Viste, por certo, o meu perfil. É q.b., como nas receitas culinárias... Sou um homem dos sete ofícios.
Dito isto, e como a publicidade conta e muito…

SEGUIDORE(A)S PRECISAM-SE

Inscreve-te como seguidora do meu blogue – e serás muito feliz. Não pagas nada. Nem taxa de inscrição nem quaisquer quotas. Muito menos IRS ou IMI. Tens a tua (belíssima) foto e o teu blogue ali anunciado. Fazes novo(a)s Amigo(a)s. E passas a receber mensagens de muita gente e de muitos Países. E eu entrarei no Guiness das Listas de Seguidores. É tudo benefício. E… sem truques. Bué da fixe!!!!! Verás que não te arrependes… juro pela minha virgindade (1941/09/20).


O meu imeile ou imilio (primorosas criações cá do rapaz):
hantferreira@gmail.com. Manda-me o teu, se quiseres… Espero por ti na minha lista, pelos teus cumentários, com o, e que o teu gang assim também proceda. E mais: se quiseres (em) colaborar no A Minha Travessa do Ferreira – digam. Importante: não pago nada. Nadinha. Os desgraçados dos euros estão muito caros e… raros. Amen. Ite, missa est…



Qjs Abs

Pensamentos said...

Gostei muito do seu espaço, e pretendo voltar sempre que possível! parabéns pelos seus textos.
André