Thursday, November 27, 2008

Portugal em câmara lenta

Sabia que se um cidadão português, a residir no Reino Unido, precisar de renovar o seu passaporte hoje, por hipótese, no consulado de Portugal em Manchester, só poderá ser atendido a meados de Janeiro e sujeito a marcação prévia, ainda a agendar? E isto depois de se dirigir ao consulado por mail, ou via postal, a solicitar a pretensão.
Desconfio que no tempo do Eça de Queirós a coisa não deveria ficar por mais tempo. É obra, não é?
Eça agora!

Saturday, November 22, 2008

1ª mão

Vem aí o livro “Sarapicos de Natal”! Uma antologia de contos de Natal doce e com travo a canela, para contar à lareira…Editora Papiro.

Com capa da autoria de Manuel Barroca, Sarapicos de Natal conta com a participação dos autores José Amaral, Benedita Stingl, Zina Abreu, Adélia Gamboa, Lena Leote, entre muitos outros…

Contamos consigo!

Apresentação : 13/12/08, às 17h

Centro Comercial Dolce Vita - Porto, zona de descanso piso 3


Pensamento do mês

Vive uma hora de cada vez...

Thursday, November 13, 2008

Amor a quanto obrigas!

Cinema Internacional a Concurso. Onde? Cannes Atlântida. Quando? Now! Porquê? Porque gosto. Adoro cinema. Die Eisbombe foi o filme que vi ontem e conta-se em três tempos. Os excessos são perigosos e até podem matar! Foi o que aconteceu à personagem mais radical da família Schuhmann-Wiels. Morreu, oh ironia do destino! por causa da sua mania de ser saudável à força! Morreu cheia de saúde! E a plateia riu…Somos todos sádicos? Não! É que o ridículo também mata e foi o caso….
Mas o excesso de amor também mata. E matou a relação entre mãe e filho. Quando uma mãe quer controlar tudo até sufocar o próximo o resultado só pode ser a ruptura. Não é? Ou então a submissão. Não é? Há gostos para tudo. No caso desta família o filho mais velho, adolescente (abençoada rebeldia!) deu o pontapé de saída e, a partir daí, a família toda mudou. Para melhor, certamente, menos para a “má da fita”, de quem a providência divina se encarregou. Resultado? A liberdade para todos …
No meio da história o insólito acontece e, de repente, algo atinge o telhado da família, expondo assim a sua vida. O que foi? Um satélite desgovernado? Um bloco de gelo vindo do espaço? Um ataque bombista? Um míssil americano? Iraniano? Só vendo para acreditar. E esta, hein?

Bye

Sunday, November 9, 2008

Mundo encerra para balanço

Filme em ante-estreia - Funchal, 08/11/08

Blindness, ou Ensaio sobre a cegueira, é o novo filme de Fernando Meirelles que adoptou a obra homónima de José Saramago.

De que trata a dita?

Para mim a obra é uma grande metáfora do estado do mundo actual, um mundo desolador que não tem ponta por onde pegar. Então, para que o mundo melhore, deve encerrar para balanço porque só assim é possível começar de novo. Foi isso o que aconteceu durante o filme, quando uma cegueira branca atingiu uma cidade, provocando-lhe o caos.

Como em todo o caos as questões prioritárias que afectam as pessoas e pelas quais elas mais se guerreiam são: comida e sexo. Os humanos querem comida e sexo porque isso faz parte do pacote básico de sobrevivência da espécie e ali não é excepção.

Em certo sentido Blindness faz lembrar o que aconteceu quando o furacão Katrina atingiu Nova Orleães, em 2005, e quando o cataclismo se instalou através de pilhagens, violações, e outras formas de crime, etc. De tal modo a catástrofe se evidenciou que até a polícia fugiu e abandonou os seus postos porque ou era ela que ganhava (os bons), ou eram os bandos de criminosos. Ganharam estes, pelo menos durante bastante tempo… até que a América acordasse do choque e fosse capaz de socorrer os seus cidadãos numa operação que durou mais tempo do que quando os grandes E:U:A decidem intevir fora de casa. É obra!

Em Blindness a esperança voltou quando os humanos começaram progressivamente a recuperar da cegueira que os atingira. Talvez o susto tenha feito os humanos aprenderem alguma lição de vida. Quantas vezes só o fazem quando se sentem com as calças na mão?

Até breve

Zina Abreu